VIDA E OBRA DE MIGUEL ÁNGEL ASTURIAS: AS MÚLTIPLAS FACES DE UM ESCRITOR

Rodrigo Conçole Lage
(UNISUL)

Resumo: O objetivo deste artigo é examinar a vida e obra de Miguel Ángel Asturias desvelando como os acontecimentos históricos de sua vida irão se refletir em sua obra, especificamente nos temas ali presentes, e que podem ser vistos como um padrão da literatura poscolonial produzida naquele período. Apresentamos, de forma breve, alguns detalhes referentes às traduções e a fortuna crítica de sua obra.
Palavras-chave: Miguel Ángel Asturias, Literatura hispano-americana, literatura poscolonial, literatura e história.

1- Biografia
Miguel Ángel Asturias, foi o primeiro filho do casal dom Ernesto Asturias, advogado e juiz, e María Rosales, uma professora. Seu pai era mestiço e sua mãe índia. Nasceu no dia 19 de outubro de 1899, na Cidade da Guatemala, a capital do país; em 1901 nasceria seu irmão Marco Antonio. Seus pais sofreram perseguição por se oporem a ditadura de Manuel Estrada Cabrera e seu pai chegou a perder seu cargo de juiz, pelo fato de não ter “condenado à morte estudantes rebeldes” (CASTRO, 2007, p.20). Eles se viram então obrigados a se mudar, em 1905, e passaram a viver em Salamá, na fazenda de seu avô materno. Foi lá que entrou em contato pela primeira vez com a população indígena da Guatemala. Em 1908 a família retornou para a capital e seu pai montou uma pequena loja.
Estudou no Colegio del Padre Pedro, posteriormente, no Colegio del Padre Solís, e terminou o secundário no Instituto de Varones. Ele foi membro do partido unionista e participou ativamente do Club Unionista  de Estudiantes Universitários, colaborando no jornal do clube, o El Estudiante (VERGARA, 2010, p. 20). Estudou medicina por um ano, mas depois foi estudar direito na Universidad de San Carlos de Guatemala, em 1918, e lá se formou em 1923 (não exercendo a profissão). Em 1921 foi o representante da Guatemala no I Congreso Internacional de Estudiantes Universitarios, na Cidade do México, onde se discutia “fervorosamente as consequências da Reforma Universitaria de Córdoba (Argentina) de 1918” (VERGARA, 2010, p. 34-35). As experiências do congresso o inspiraram a fundar em 1922, juntamente com outros alunos, a Universidad Popular, fechada posteriormente por  Jorge Ubico, quando ele assumiu o poder. Sua tese, El problema social del índio, foi premiada com o Premio Gálvez.  No mesmo ano viajou para Londres para estudar Direito Internacional e Economia Política, de acordo com a vontade de seu pai (CASTRO, 2007, p.21). Contudo,

[...] se entrega ao que descreve em cartas como intensa vida de estudos, sobretudo no campo das Humanidades e das Artes. Começa a frequentar com regularidade as conferências do museu britânico sobre história e arqueologia da Antiguidade europeia e asiática, e parece ser a esse tempo – segundo consta em material documental das correspondências que mantinha com sua mãe 44– que surge seu interesse particular pelas civilizações pré-colombianas e a ideia de redigir um livro sobre a evolução dos mitos entre os índios (PERETI, 2010, p.30).

 Em setembro de 1924 vai a Paris, onde morou por dez anos.  Em novembro deste ano “começa a assistir aos cursos de Georges Raynaud sobre religiões pré-colombianas no  l’École  Pratique  de  Hautes  Études  e  os  de  Joseph  Capitan  sobre  antigas civilizações da América Central no Collége de France” (PERETI, 2009, p. 205). Estudou as religiões pré-colombianas, com o professor Georges Raynold, na Sorbonne; e com Joseph Capitan, sobre antigas civilizações da América Central. Ele também passou a exercer a atividade jornalística, escrevendo para o jornal Imparcial, para ajudar em seu sustento. A partir de 1926 passa a se relacionar com o poeta surrealista André Breton, que exercerá grande influência sobre ele, e outros escritores (incluindo nomes importantes da literatura latino-americana), que também o influenciaram como: Armando Godoy, Alejo Carpentier, Augusto Roas Bastos, Arturo Uslar Pietre, César Vallejo, James Joyce Luis Cardoza y Aragón e Miguel de Unamuno.
Enquanto esteve em Paris escreveu poesia, textos de ficção e começou a traduzir para o espanhol o Popol Vuh (dedicando-se a esse projeto por quarenta anos), o Los anales de los Xahil; também fundou a revista Nuevos Tiempos. Em 1930 publica seu primeiro livro, Leyendas de Guatemala, cuja tradução para o francês recebeu o prêmio Sylla Monsegur, em 1932. Em 1933, no dia 14 de julho, retorna a Guatemala. Entre 1935-1937 trabalhou como correspondente do jornal El liberal progressista, jornal oficial do governo de Ubico (o que gerou críticas por membros da esquerda, que o consideraram um traidor).  Em 1936 publica seu primeiro livro de poesia, Sonetos. Em 1938 fundou uma rádio, El diario del aire, que funcionou até 1944.
Casa-se com sua primeira esposa, Clemencia Amado, em 1939. Tiveram dois filhos,  Miguel Ángel e Rodrigo Asturias Amado. Em 1942 foi eleito deputado. Publica, em 1946, sua importante obra, El señor Presidente[1]. Foi nomeado adido cultural na Argentina por Juan José Arévalo (o que gerou críticas por parte de uma elite conservadores, pelo fato de se associar a um governo comunista) a partir de 1947. Seu casamento termina em divórcio, em 1947.
Em 1949 publica Viento Fuerte, que gerou muitas críticas, dando início a sua trilogia conhecida como “trilogia da república da banana”, e Hombres de maíz. Em 1950, contrai segundas núpcias com a argentina Blanca Mora y Araujo. Foi posteriormente embaixador em Paris (1952), no México e em El Salvador, até 1954 (quando se exilou). Sua trilogia continua coma publicação de El Papa verde, de 1954, e Los ojos de los enterrados, de 1960. Ao mesmo tempo, em que produzia sua obra, trabalhava como correspondente de vários jornais latino-americanos.
Quando o coronel Carlos Castillo Armas assume o poder, depois da queda de  Jacobo Arbenz, ele ordena que Astúrias seja despojado de sua nacionalidade guatemalteca e o expulsa do país, devido ao apoio dado ao governo anterior. Ele vive os próximos oito anos em exílio na cidade de Buenos Aires e no Chile.  Com a mudança de governo na Argentina ele se muda para a Europa. Durante o exílio publicou, em 1963, quando estava em Gênova, o livro Mulata de Tal, o que contribuiu para o crescimento de sua reputação como escritor.
Publica em 1964 as peças Chantaje e Dique seco. Quando, em 1966, Julio César Méndez Montenegro assume a presidência Astúrias é reabilitado e nomeado embaixador na França, cargo exercido até 1970. Ganha o prêmio Lenin da Paz, em 1966,por causa de sua trilogia. Em 1967 recebe “o prêmio “Quetzal de Jade” e as comunidades indígenas o nomearam “Filho Unigênito de Tecum Umam”, revelando a relação de importância entre Asturias e Tecum Umam” (CASTRO, 2007, p. 67). Neste mesmo ano recebe o prêmio Nobel de Literatura. Em Madri, quando ali vivia, foi diagnosticado que estava com câncer, em decorrência do qual veio a falecer em 1974.

2- Sua Obra
Sua obra é extensa e diversificada, sendo composta de sua tese, romances, contos, poemas, peças de teatro, ensaios, cartas, traduções e artigos de jornal. Além das dezenas de volumes publicados deixou alguns textos inéditos (PANZERI, 2006, p. 1-5). Todavia, foi pouco traduzido no Brasil (vide bibliografia), se comparado a outros ganhadores do Nobel de Literatura[2] como, por exemplo, V. S. Naipaul (LAGE, 2013, p.1), Thomas Mann ou Anatole France. É preciso destacar que em Portugal foram traduzidas algumas obras das quais não temos tradução (SIMÕES, 2013); assim, duplicasse o número de traduções de Asturias em língua portuguesa[3].  Ao examinarmos sua obra vemos como o conhecimento da vida pessoal e da história de seu país, ao contrário de muitos escritores, é extremamente importante para uma boa compreensão. Vemos que “todos os personagens e enredos de Asturias têm uma conexão com o real e a sua realidade sempre foi a Guatemala”  (VERGARA, 2010, p. 40).
Há quem, como o crítico Emir Rodrigues Monegal, divida sua obra em duas fases, uma fase anterior a 1954 e outra a partir dessa data, com qualidades desiguais;  o citado crítico considera, por exemplo, a segunda fase inferior a primeira tanto do ponto de vista literário quanto dentro do contexto da literatura latino-americana daquele momento (PERETI, 2010, p. 166). Sua obra deve ser vista dentro do processo de renovação literária que estava ocorrendo nas mais diferentes regiões da América Latina para uma boa compreensão; os elementos nela presentes, em maior ou menor grau, são encontrados em diferentes escritores latino-americanos da época. Nesse ponto, Asturias não foi um inovador, e sim um representante típico das mudanças que estavam acontecendo por toda parte.   

Apesar de estarem orientados por princípios heterogêneos e condicionados pelas raízes nacionais de cada um, esses grupos vanguardistas mostravam, em suma, uma notável uniformidade de critérios e atitudes: representavam um levante geracional ante o “passadismo” da cultura tradicional local que havia se esclerosado em fórmulas e temas entre o torremarfilismo do modernismo avançado e o naturalismo positivista presentes nas letras hispano-americanas, ou no naturalismo acadêmico e na retórica plástica dos parnasianos brasileiros (PERETI, 2010, p.22).

Contudo, se alguns escritores se destacaram dentro da literatura mundial “outros, no entanto, seriam condenados a certo ostracismo literário que somente agora começa a ser revisado, como é o caso de Miguel Ángel Asturias” (PERETI, 2010, p. 30). Assim, ler e estudar a obra de Asturias não significa apenar ter contato com uma grande obra, mas também contribuir para que seja retirado desse ostracismo. Emerson Pereti, analisando o ostracismo literário de Asturias, afirma que:

Os tempos estavam mudando e a nova geração de escritores latino-americanos tinha outro projeto literário, outras solidariedades críticas, outras filiações ideológicas e, sobretudo, outros agentes literários com um novo e vigoroso campo editorial. (...) Para os intelectuais vinculados a Maio de 68, bem como para alguns escritores do “boom” e críticos literários afins dessa corrente, o velho escritor guatemalteco havia se transformado em uma espécie de representante démodé de uma literatura “militante” dentro do contexto ultrapassado da Guerra Fria, entre o capitalismo patriarcal ocidental e o comunismo na versão russa. (PERETI, 2010, p. 119).

Do ponto de vista temático Daniel Rodrigues de Castro divide sua obra em 4 fases, que interpreto como sendo eixos temáticos (2007, p.1). Contudo, não se pode excluir a presença de outros temas, pois, afirma que “é importante ressaltar a existência de outras obras que não foram citadas nessa divisão” (CASTRO, 2007, p. 23); entre outros temas nós temos, por exemplo, a  questão ecológica, a questão sexual (PERETI, 2010, p. 168), a da busca da própria identidade (CASTRO, 2010, p. 6), a presença do cristianismo, a da relação entre história e ficção.  Ele afirma também que, uma mesma obra, pode ser encaixada em mais de um tema, o que pode ser comprovado a partir da leitura de suas obras. Os temas apresentados por Daniel são:



2.1- O romance político

A questão política foi um dos temas centrais dos intelectuais latino-americanos do séc. XX. Assim, não é de se surpreender que ela ultrapasse as análises das ciências humanas e sociais e adentre a literatura. A luta contra os regimes ditatoriais, a busca de uma identificação nacional e a crítica anti-imperialista são alguns dos temas políticos universalmente presentes nas literaturas poscoloniais.  Assim, abordar alguns aspectos de sua vida, e de sua obra, nos permite entender a presença desse tema nela e, consequentemente, na da literatura poscolonial. Como abordarei a questão da identificação nacional na seção “união dos dois temas anteriores, somados ao compromisso social”, me limitarei a abordar aqui os outros temas políticos.  

O fato de seu pai ter sido perseguido pelo regime foi fundamental para que a crítica política adquirisse um papel preponderante. A presença da opressão política, na vida de muitos escritores da época (não só latino-americanos), é um dos elementos  comumente encontrados em suas biografias e, consequentemente, fundamentais para a compreensão de suas obras.



Essa experiência infantil foi o despertar crítico do autor, manifestando-se, primeiramente, em 1917, através do conto Los mendigos políticos, que narra o descaso das autoridades guatemaltecas frente ao resgate da população mais pobre durante o grande terremoto que destruiu a cidade da Guatemala nesse mesmo ano (CASTRO, 2007, p.20).



A partir desse fato podemos dividir os romances políticos de Asturias em dois blocos temáticos que, de uma forma ou outra, estão presentes em boa parte dos escritores latino-americanos da época. Eles refletem o contexto político da guerra fria: a crítica aos regimes ditatoriais e a crítica ao papel das multinacionais (as companhias bananeiras), que personificavam o imperialismo dos EUA. Em relação à crítica a figura do ditador sua obra tem, como ponto central, o romance O Senhor Presidente. Ele faz parte do gênero literário latino-americano conhecido como “romance de ditador”. Ele pode ser definido como uma obra que “denuncia o poder mantido e exercido por uma figura autoritária, usando o específico para explicar o geral. Assim, o personagem do ditador específico concreto é usado para denunciar o poder absoluto abstrato” (MORAIS, 2010, p.244). A obra de Asturias se destaca dentro do gênero



[...] por sua tentativa de, na época, empreender uma revolução na linguagem literária, redimensionando também o aspecto formal do texto dentro de uma concepção política e comprometida da escritura; mas por sua primazia em abordar a realidade latino-americana por intermédio da figura-chave do ditador (PERETI, 2010, p. 61).



Assim, sua obra representa tanto uma crítica a um regime político, pois a obra foi baseada no ditador da Guatemala Manuel Estrada Cabrera, quanto o imaginário latino-americano, no qual a presença da figura do ditador era muito forte na época. Nesse ponto, sua obra se destaca dentro do gênero. Assim, o medo, a opressão, a subserviência e o controle ditatorial, sempre presentes na obra, são representações de aspectos essenciais de um regime ditatorial. Não se pode esquecer, que a obra não é um mero panfleto político, mas um texto literário de grande qualidade e inovação, e por suas características literárias é vista como uma obra de “transição entre o surrealismo europeu e o chamado realismo mágico latino-americano” (PERETI, 2010, p. 61).

Na crítica a exploração econômica das companhias bananeiras ele seguiu um tema presente em outros escritores latino-americanos, que presenciaram a atuação das empresas em seus países de origem (VERGARA, 2010, p. 15). O ponto central desse tema é sua trilogía bananeira que pode ser resumida assim: Em Viento Fuerte vemos um cidadão estadunidense que, de explorador passa a lutar contra seus compatriotas em favor dos explorados; em El Papa Verde vemos “um aventureiro estadunidense que chega a ser presidente de uma sociedade fruteira, roubando primeiramente as terras dos cultivadores e, em seguida, os acionistas da grande empresa” (VERGARA, 2007, p.85); e em Los Ojos de los Enterrados, temos o “levante de uma comunidade indígena, que reivindica sua herança Maia contra a opressão de novos "conquistadores"” (VERGARA, 2007, p.85).

Assim, podemos ver na trilogia a presença de uma “nova forma de colonização”, que não se dá mais, como no período colonial, pelo domínio político de um território, mas por meio da implantação de multinacionais na região a ser explorada. Essas multinacionais se apresentavam como um meio de levar a riqueza e o desenvolvimento à região,  graças aos postos de trabalho criados. E não se pode negar que, nas sociedades em que as multinacionais são implantadas, muitos terão uma visão positiva delas. O escritor V. S. Naipaul, em os Mímicos, irá muitas vezes ironizar esse ponto de vista por meio por meio da forma com que descreve o orgulho

Entretanto, Amina afirma que “para os povos centro-americanos (assim como venezuelanos, colombianos e equatorianos), durante décadas e em alguns países, até os dias atuais, as Compañías Bananeras foram à personificação dos Estados Unidos em seus países” (VERGARA, 2007, p.77). Assim, no imaginário das populações nativas, a implantação de uma multinacional veio a representar a influência estrangeira em seu país, e que remetia ao domínio colonial de que foram vítimas. 

Outro fato a ser destacado é o fato de apresentam três diferentes visões sobre a relação Colono X Colonizado. Em Vento Verde, nós vemos o colonizador que “toma consciência do trabalho desumano dos peões nas bananeiras” (VERGARA, 2007, p.77) e procura lutar para mudar essa situação.



Os romances, então, apresentam três "ocorrências": o misterioso cidadão estadunidense que mudará sua perspectiva sobre a empresa ao entrar em contato com a realidade dos trabalhadores na zona bananeira, o aventureiro que em momento algum é tocado por essa realidade e o elemento indígena – sempre presente nos escritos de Asturias – que luta para inverter essa realidade. Todos, tendo sempre como pano de fundo – ou mesmo como personagem – a Companhia Bananeira e as plantações de banana (VERGARA, 2007, p.85).



Em O Papa Verde (apesar do caráter odioso do personagem, visível em boa parte do romance), vemos no decorrer da obra que os exploradores não são detestáveis, são “máquinas, robôs, seres quase irreais de tão insensíveis. Porém, mais que ódio, por se mostrarem tão débeis, despertam compaixão” (VERGARA, 2010, p. 68). De qualquer forma isso não elimina o caráter explorador dos americanos e suas multinacionais:



E embora a expansão estadunidense, sempre se revista de um sentido de "constante e incansável defesa da ordem" (como ocorre até hoje, no caso do Iraque), não havia qualquer tipo de interesse da United Fruit Company em "salvar" os povos centro-americanos, seu interesse era puramente econômico [...] (VERGARA, 2007, p.80).



Assim, qualquer visão idealizada do papel das multinacionais, e da atuação dos EUA (e de outros países) nesse processo de implantação, é destruída e a realidade se apresenta mostrando que tudo não passa de um simples negócio; e, como tal, com o objetivo de gerar lucros e evitar ou minimizar as perdas. Qualquer romantismo sobre a questão seria mera ilusão. Para dar maior ênfase à questão ele se utiliza de elementos históricos na construção da trilogia, algo muito presente em sua obra.



2.2- Os temas das tradições e dos mitos guatemaltecos

Antes de tratar da influência da cultura nativa é importante destacar que o modo de pensar, de Asturias, via o indígena sofreu grandes transformações ao longo do tempo. As teorias racistas do final do séc. XIX e início do séc. XX, com forte influência no  Brasil, também estivaram presentes no restante da América Latina (GOUVEIA, 2012, p. 1). Com isso, podemos explicar como, apesar de sua crítica ao tratamento sofrido pelo indígena, ele chegou a ter uma visão negativa dele; comisso veio a apresentar como proposta para salvá-lo de sua degradação a mestiçagem, racial ou cultural,  para que por meio da mistura adequada ele se salvasse  (PERETI, 2010, p.31).

É preciso salientar que nem todos irão ler o racismo presente em sua tese da mesma forma. Ao analisar o ensaio La estética y la política de la interculturalid, de Mario Roberto Morales, Emerson Pereti resume a intenção do ensaísta:



A ideia é mostrar como o trabalho de conclusão de curso de Asturias foi, em certo ponto, determinado pelos postulados ideológicos do liberalismo-positivista guatemalteco sobre questões étnicas vigentes então no país, pelo parco acesso à literatura sobre o assunto e pela má formação teórico-metodológica das universidades. O crítico contesta também as acusações de racismo empreendidas sobre a tesis, argumentando que a defesa de Asturias sobre a mestiçagem na época, apesar de suas ideias liberal-positivistas, atestava o despertar de uma consciência progressista e anti-xenofóbica, que se distanciava inquestionavelmente do projeto nacional hegemônico (PERETI, 2010, p. 37).



Vemos então como há quem entenda que, dentro do contesto da época, e com todos os aspectos negativos que possam ser encontrados, a obra apresentava um avanço diante do que era defendido por outros. De qualquer forma, essa visão negativa veio a sofrer uma transformação completa, a partir de sua estada em Paris. Mas, assim como há quem defenda a ideia de que sua tese não é tão racista como dizem, há quem defenda o oposto: “[...] os textos que se seguiram logo depois da saída de Asturias da Guatemala, inclusive suas Leyendas de 1930, não estabelecem uma ruptura total com as posições que o escritor havia defendido em 1923, marcam mais uma ruptura formal que ideológica” (PERETI, 2010, p. 49).

De qualquer forma o abandono, porém, não muda o fato de que um dia a defendeu e “tais questões não poderiam deixar de suscitar mais tarde a perplexidade – quando não a repulsa – de muitos de seus leitores” (PERETI, 2010, p. 38). As controvérsias e discussões sobre a questão continuam até os dias de hoje. Esse é, ainda hoje, o tema mais controverso para todos os que desejam estudar sua obra. 

Assim, não importa como se veja sua mudança de opinião sobre o indígena, o fato é que a viagem foi fundamental para que sua obra adquirisse as características que  passou a ter. Ela proporcionou um contato com o surrealismo, que iria marcar profundamente sua obra e o colocaria em contato com o que a cultura europeia produzia de mais importante na época. Ao mesmo tempo, produziu uma espécie de “retorno as origens”, ao levá-lo a revalorizar o indígena e a cultura nativa:



Esse clarão de luz, imagem central no movimento surrealista e na literatura asturiana, irá iluminar a percepção poética de Asturias, transformando essa suposta visão pejorativa sobre o indígena presente em sua tese El problema social de índio (1923). Com isso, o escritor refletirá sobre a essência identitária pessoal e nacional, revelando que a base de suas obras seria o ser guatemalteco e a mentalidade maia subjacente a esse povo (CASTRO, 2007, p. 34).



Isto não significa que, a partir desse momento, Asturias começou a estudar a cultura mais, para então utilizá-la em sua obra. Podemos dizer que tal fato levou ao resgate de uma cultura cujo contato ocorreu muito cedo em sua vida. Sabemos que “desde a infância, Asturias teve contato com a representatividade da poesia maia” (CASTRO, 2007, p. 20), quando conviveu com os índios de Salamá, por isso dizemos que houve um retorno as origens. Esse retorno será visível pela forma como a cultura maia influenciará profundamente sua obra:



Seu fazer poético a partir da influência dessa cultura milenar revela que o autor não trata dessa civilização como se fosse meramente um tópico teórico de mitos e lendas, mas que a desenvolve através de um pensar mítico que não encontra paralelos na literatura hispano-americana, fazendo desse autor o principal representante da cultura maia no século XX (CASTRO, 2007, p. 22).



Assim, Asturias não se limitou a reproduzir velhos mitos, incorporar informações aos textos ou escrever sobre os maias, como no romance o Maladrón, mas adquiriu um profundo conhecimento sobre sua cultura e utilizou-o para, a partir dela, criar algo novo. Daniel Rodrigues de Castro, em sua dissertação A obra de Miguel Ángel Asturias e o aspecto intercultural: choque de deuses, mitos e sabedoria, ao analisar este romance diz que:



A maestria asturiana e seu conhecimento sobre a cultura maia se revelam no fato de o autor basear-se no calendário indígena para mostrar a importância dos acontecimentos dentro do romance. O fato de o enredo passar-se dentro de um período de 47 anos só é perceptível para o leitor se este conhecer previamente alguns episódios míticos e históricos da referida cultura, pois o autor não escreve diretamente as datas de início e fim do enredo do romance (CASTRO, 2007, p. 61).



A influência da cultura maia também foi importante para o surgimento de seu “realismo mágico”. O surrealismo francês continha elementos de seu realismo mágico (CASTRO, 2007, p. 39-40), tanto é que o modo como fala de seu surrealismo (em diferenciação do surrealismo francês) ou seu realismo mágico, de certa forma, pode levar a uma confusão pelo modo como utiliza as duas expressões para descrever a mesma coisa; mas ele critica o surrealismo francês (em oposição a seu próprio surrealismo) por ser muito racional. Tal crítica o levou a cultura maia, pois entendia que nos textos que ela nos legou estão “a base para proclamar que os próprios indígenas já estavam imersos, naturalmente, nessa realidade mágica da vida e da literatura” (CASTRO, 2007, p. 39). Essa influência se refletirá em outro aspecto importante de sua obra, a linguagem empregada pelo autor. Ela não deve ser entendida apenas como um recurso estilístico, mas analisada a partir de seu projeto.  



Nos romances asturianos, a linguagem empregada é revestida de recursos formais da literatura, os quais confirmarão não apenas o conhecimento teórico do autor sobre os diversos campos das ciências humanas, mas, principalmente, o efeito poético que é proporcionado por tal emprego. O próprio autor denomina como “expressão mágica” essa linguagem poética, que seria a única forma de compreender a mentalidade original do índio (CASTRO, 2007, p. 41).



A importância da linguagem pode ser associada a outro elemento cultural muito presente em sua obra, os tambores indígenas. Eles estão presentes  tanto por meio da utilização de uma linguagem onomatopeica, que lembra  o som de tambores (CASTRO, 2007, p. 41; 65-67), quanto pela retomada constante de poemas nos quais este recurso é utilizado. Como Daniel assinala “a importância dos tambores é constante dentro das obras de Asturias e, diversas vezes, o escritor retoma fragmentos de poemas anteriores para recitá-los em obras posteriores, como ocorre em Maladrón (1969)” (CASTRO, 2007, p. 41). A partir desses fatos podemos dizer que, a presença da cultura nativa em sua obra não se apresenta, unicamente, como um elemento temático, mas como elemento estruturador que reflete uma visão de mundo. Por apresentar um novo enfoque do índio

[...] Asturias é considerado um dos representantes do neo-indigenismo[4] da vanguarda hispano-americana, que é uma nova abordagem do índio a partir de inovações como o emprego do “realismo mágico”, assim como um tom mais psicológico e antropológico a partir da problemática de seu cotidiano, apresentando uma linguagem intensamente lírica e humana. Com isso, há uma harmonia lingüística e poética na qual se fundamentam aspectos míticos, sociais, antropológicos e históricos (CASTRO, 2007, p.46).



2.3- A união dos dois temas anteriores, somados ao compromisso social

Pelo fato de termos tratado dos temas, nas seções anteriores, passaremos a discutir a finalidade desta combinação. A combinação de elementos culturais nativos com questões políticas parte de um projeto de reconstrução da “da identidade fragmentada pelos processos coloniais” (CASTRO, 2007, p. 49). Se, inicialmente ele entendia que o indígena carecia de uma renovação, pois estava degenerado; agora, ele não mais vê o indígena como um ser degenerado. Ele vê o indígena como uma vítima do processo de colonização, que destruiu sua cultura e o degradou, e toma para si a tarefa de resgatar a identidade nativa, que havia sido desvalorizada e destruída, contribuindo assim para superar o estado em que está.  Assim, o fato de ter escrito um romance sobre o período da conquista espanhola, o Maladrón, pode ser visto tanto como sua tentativa de análise, daquele destrutivo processo de colonização, como uma resposta a ele, por meio da revalorização dos resquícios da cultura do colonizado, que sobreviveram ao processo de aculturação.

Não será apenar um resgate, mas também uma apropriação da cultura indígena, que será combinada com a europeia: “a justaposição desses elementos culturais antitéticos parece ter a finalidade de aniquilar a distância entre esse passado e o presente, dilatando assim a percepção convencional e limitada da realidade para propor uma ideia de síntese” (PERETI, 2010, p. 58). Assim, ele tem uma proposta para o presente que, por meio dessa combinação, poderá ser implementada.  Asturias não foi o único a elaborar um projeto literário com esse objetivo, nesse período, em diferentes regiões da América Latina se “começou a fomentar um projeto estético que juntava diferentes registros etnográficos locais a uma vontade de diferença político-cultural latino-americana” (PERETI, 2010, p. 16). Analisando esse processo no Emerson Pereti diz que:



Nesse projeto buscaram – a princípio no plano estético e somente depois no plano político – resgatar elementos solapados pelo processo modernizante por meio da incorporação de componentes pré-modernos das culturas indígenas e negras ao âmbito da alta cultura literária e artística. A ideia era misturar oralidades cotidianas; fluxos de imaginação e escritura automática particulares aos ismos; formas verbais de textos pré-colombianos; a mitificação da realidade presente na percepção dos índios; tradições orais africanas; mitos e lendas de origem popular; cosmogonias; rituais narrativizados e diferentes crenças religiosas para resgatar elementos étnicos e culturais historicamente marginalizados e expressar relações interculturais até então negadas no projeto de nação oligárquico (PERETI, 2010, p. 16-17).



Assim vemos como Asturias não foi o único a dar nova vida a cultura nativa, ao mesmo tempo em que absorviam a cultura estrangeira. Nesse ponto, ele é um paradigma do escritor latino-latino americano que, deixa de se preocupar unicamente com a arte, e desenvolve, por meio dela, um projeto social.



2.4- A temática intercultural

Os intercâmbios culturais fazem parte da história da humanidade, sendo fundamentais para o desenvolvimento dos diferentes povos, e seu início não pode ser datado. Do ponto de vista teórico a interculturalidade pode ser definida como:



“[...] um conjunto de propostas de convivência democrática entre diferentes culturas, buscando a integração entre elas sem anular sua diversidade, ao contrário, “fomentando o potencial criativo e vital resultante da (sic) relações entre diferentes agentes e seus respectivos contextos”” (VASCONCELOS, p. 1).



Ela surge pelo fato de que, ao mesmo tempo em que os contatos entre diferentes culturas foram importantes, por exemplo, do ponto de vista econômico e cultural, ele gerou choques entre elas. Culturas foram classificadas em superiores e inferiores; algumas passaram a ser combatidas com o objetivo de se eliminá-las e substituí-las pela cultura do outro; o próprio processo de colonização e a escravidão dos negros e índios foram muitas vezes vistos como uma tentativa de civilizar outros povos, culturalmente atrasados. Assim, com o poscolonialismo, não é de se admirar que os ex-colonos passassem a ser malvistos:    



O “outro”, o ex-colonizado, frequenta agora as “ruas e praças, mercados e igrejas, escolas e cinemas” cotidianamente, disputa vagas de emprego, submete-se à tutela do estado que é responsável por sua saúde, pela educação de seus filhos e por sua seguridade social e traz consigo valores que colocam em cheque suas tradições morais como instituição familiar e monogamia (VASCONCELOS, p. 1).



Contudo, apesar dos problemas gerados, a questão da diversidade cultural passou a ser um tema de interesse, somente a partir do processo de descolonização ocorrido no séc. XX, devido à intensidade das mudanças sociais causadas durante o processo. Se antes se tínhamos a visão do colonizador norteando a questão (e consequentemente implantando seu modelo civilizatório nos colonizados), agora o colonizado busca desenvolver um olhar próprio, “que visasse o desvio da estereotipada ótica externa” (CASTRO, 2007, p. 76). Assim, podemos entender o interesse de Asturias pela questão como uma consequência de seu projeto de reconstrução identitária e valorização da cultura nativa.



O símbolo máximo da interculturalidade asturiana ocorre no romance através da união étnica advinda do nascimento de Antolincito, filho do espanhol Antolin Linares e da índia Titil-Ic: “Ladrada tomó al pequeñuelo con horas de nacido, más prietecito que blanco” (Ibid: p. 134). Partindo-se do simbolismo do ato sexual, no qual reside a busca da unidade e da realização plena do ser, pode-se perceber o significado legado a essa semente representada pelo mestiço Antolicito: restaurar os diversos elementos indígenas que foram extirpados durante o processo da conquista espanhola e uni-los às ruínas que restavam, tentando reconstruí-las sob um novo prisma. É por isso que, como afirmou Güinakil, tudo já está cheio de começos (CASTRO, 2007, p. 125).



Assim, a interculturalidade é a solução para os conflitos gerados a partir do contato entre os diferentes povos e algumas narrativas, como o Maladrón, serão construídas mediante essa proposta; pois, no caso do referido romance “o autor ressalta a importância do hibridismo cultural em contextos conflitantes como esses, visando abarcar assim a pluralidade de cada povo, para que se evitem choques negativos como as guerras” (CASTRO, 2007, p. 139). Essas características fazem com que a interculturalidade apareça em conjunto com outros temas, dos quais não pode ser separada.



Bibliografia

Anônimo. O Senhor Presidente, Correio da Manhã, Livros da Semana, rio de Janeiro, 7 de dez. de 1957.

ASTURIAS, Miguel Ángel. Lendas da Guatemala. Tradução de Pedro da Silveira. Lisboa: Dom Quixote, 1967. 217p.

________. Week-end na Guatemala. Tradução de Antonieta Dias de Moraes. São Paulo: Brasiliense, 1968. 205p.

________. América Latina: ensaios. Tradução de Maria Manuela Ferreira. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1968. 126p.

________. O senhor Presidente. Tradução de Antonieta Dias de Moraes. São Paulo: Brasiliense, 1968. 281p.

________. Vento Forte. Tradução de Antonieta dias de Moraes. São Paulo: Editora Brasiliense, 1971. 181p.

________. O Papa Verde. Tradução de Gloria Rodriguez. São Paulo: Editora Brasiliense, 1973. 272p.

________. Homens de milho. Tradução de Maria da Graça Lima. Lisboa: Edições 70, 1980. 257p.

________.O Espelho de Lida Sal. Tradução de Pedro da Silveira. Lisboa: Dom Quixote, 1969. 185p

________. Furacão. Tradução de Pedro da Silveira. Lisboa: Dom Quixote, 1969. 252p.

________. Tijón Gongón e Outros Escritos. Tradução de Adriana Junqueira Arantes. São Paulo: Labortexto, 1999. 96p.

CASTRO, Daniel Rodrigues de. A obra de Miguel Ángel Asturias e o aspecto intercultural: choque de deuses, mitos e sabedoria. f. 151. Dissertação (Mestrado em Letras Neolatinas) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: <http://www.letras.ufrj.br/pgneolatinas/media/bancoteses/danielrodriguesdecastromestrado.pdf>.

________. As cidades maias na obra de Miguel Ángel Asturias. In: Anais do III Congresso de Letras da UERJ – São Gonçalo. Volume único, Ano 3, nº 01. ISBN: 85-98924-14-8. São Gonçalo: Botelho Editora, 2006. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/cluerj-sg/anais/iii/completos/comunicacoes/danielrodrigues.pdf>.

________. CASTRO, Daniel Rodrigues de. Miguel Ángel Asturias e El Alhajadito (1961): A identidade sob o signo da água, do vento e dos olhos. Cadernos Neolatinos, Rio de Janeiro, n.6, 2010. Disponível em: <http://www.letras.ufrj.br/neolatinas/media/publicacoes/cadernos/a9n6/daniel_castro.pdf>.

CLOS, Ariane Borba; HERNÁNDEZ, Aureliano Calvo. O limiar da humanidade: Analogia de mitos hispano-americanos, gregos e crenças católicas desde a obra Leyendas de Guatemala, de Miguel Angel Astúrias. IN: X Salão de Iniciação Científica–PUCRS, 2009, Porto Alegre. Anais [recurso eletrônico]. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009, p. 3193-3194.

GOUVEIA, Regiane C.. 'América Latina Enferma': racismo, positivismo e hispanidad no pensamento político latino-americano de fins do século XIX e início do XX. In: 13º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2012, São Paulo. Anais [recurso eletrônico]. São Paulo: Editora da USP, 2012. p. 1-15. Disponível em: <http://www.sbhc.org.br/resources/anais/10/1343647788_ARQUIVO_Textocompleto.pdf>.

LAGE, Rodrigo Conçole. As Marcas da Herança Colonial em V. S. Naipaul. O Guari, União da Vitória, v. 01, p. 1, 2013. Disponível em: <http://oguari.blogspot.com.br/2013/06/as-marcas-da-heranca-colonial-em-v-s.html >.

MORAIS, Amaury Cesar Pereira. Os romances de ditador: o poder como personagem literário. Revista Comunicação & Política, Rio de Janeiro, v.28, nº1, p.243-262, 2010. Disponível em: <http://www.cebela.org.br/site/baCMS/files/55357LIT1%20Amaury%20Cesar.pdf>.

PANZERI, Sara. Miguel Ángel Asturias e El Señor Presidente: contributos para um guia bibliográfico e sitográfico. Lhaismos, Lisboa, n. 1, 2007. Disponível em: <http://www.fl.ul.pt/dlr-edicoes-digitais>.

PERETI, Emerson. Por um projeto estético e político da interculturalidade: a proposta asturiana. Cadernos da Semana de Letras, v. II, Curitiba, 2009.  Disponível em: <http://www.humanas.ufpr.br/portal/semanadeletras/files/2011/06/Cadernos_da_Semana_de_Letras_Ano_2009_volume_II.pdf>.

________. El Señor Presidente: transculturação narrativa e construção simbólica da nação. f. 177. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2010. Disponível em: <http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/bitstream/handle/1884/24110/El%20Seor%20Presidente_%20Transculturacao%20narrativa%20e%20construcao%20simbolica%20da%20nacao.pdf?sequence=1>.

RICCI, Martina. Oprimidos e opressores: a representação da ditadura em El Señor Presidente. Lhaismos, Lisboa, n.1, 2007. Disponível em: <http://ww3.fl.ul.pt/dep_romanicas/auditorio/Lhaismos/PDF/03_dAsturiasMartina.pdf>.

SIMÕES, Manuel G.. A recepção literária de Miguel Angel Asturias em Portugal. A Viagem dos Argonautas, 2013. Disponível em: <http://aviagemdosargonautas.net/2013/06/11/a-recepcao-literaria-de-miguel-angel-asturias-em-portugal-i-por-manuel-g-simoes/>.

VASCONCELOS, Luciana Machado de. Mais definições em trânsito, Interculturalidade. Disponível em: <http://www.cult.ufba.br/p_maisdefinicoes.html>.

VERGARA, Amina Maria Figueroa. O papel dos "vencedores" em Viento Fuerte de Miguel Ángel Astúrias.  Em Tempo de Histórias, Brasília, n. 11, 2007. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/emtempos/article/viewArticle/2611>.

________. A United Fruit Company e a Guatemala de Miguel Angel Asturias, f. 142. Dissertação (Mestrado em História Social) – Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-30042010-132256/pt-br.php>.

________. Surrealismo e Realismo Mágico em El Señor Presidente de Miguel Ángel Asturias. Outros Tempos, São Luís, v. 5, p. 148-161, 2008a. Disponível em: <http://www.outrostempos.uema.br/OJS/index.php/outros_tempos_uema/article/download/227/164>.

________. A United Fruit Company na Guatemala de Miguel Ángel Asturias. In: Anais do XIX Encontro Regional de História: Poder, Violência e Exclusão. Anais [recurso eletrônico]. São Paulo: ANPUH/SP – USP, 2008b. Disponível em: <http://www.anpuhsp.org.br/sp/downloads/CD%20XIX/PDF/Autores%20e%20Artigos/Amina%20Maria%20Figueroa%20Vergara.pdf >.







[1] A primeira edição da tradução desta obra (republicada nas demais edições) é da Editora Zumbi (informação gentilmente fornecida pela historiadora e tradutora Denise Bottmann), numa edição sem data de publicação. Pesquisando a respeito da datação encontrei – no jornal Correio da Manhã, 7 de dezembro de 1957, Livros da Semana – uma resenha do livro: “A Editôra Zumbi; de São Paulo, inicia suas atividades, lançando na coleção "Clássicos de Hoje e de Amanhã", o romance de Miguel Angel Astúrias, "O Senhor Presidente", traduzido pela poetisa Antonieta Dias de Morais [...]”. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/hotpage/hotpageBN.aspx?bib=089842_06&pagfis=84988&pesq=&esrc=s&url=http://memoria.bn.br/docreader>.
 [2] As poucas traduções não condizem com o interesse acadêmico por sua obra. Temos no Brasil uma ampla fortuna crítica, se comparada a de alguns ganhadores do prêmio Nobel de Literatura (LAGE, 2013, p. 1). Nenhuma das obras consultadas discute a fortuna crítica do autor no Brasil. Sendo impossível abordar o assunto me limitei a reunir parte dela na bibliografia. Por questões de espaço deixei de fora os trabalhos de Mariluci da Cunha Guberman e alguns de Daniel Rodrigues de Castro.
[3] Em seu texto, Manuel G. Simões, cita as traduções de Lendas da Guatemala, O Espelho de Lida Sal, Furacão (erroneamente citado como O Furacão) e Homens de Milho. Contudo, existe também uma tradução do livro América Latina: Ensaios (vide bibliografia). Somando-as com as traduzidas no Brasil temos dez obras no total.
[4] Neo-indigenismo  é um movimento literário que tenta superar a caracterização externa do indígena para compreendê-lo a partir de dentro de sua realidade, adentrando em sua visão de mundo e nas características mais profundas da sua cultura. Suas principais características são: a presença do realismo mágico, um intenso lirismo e a ampliação do tratamento da questão indígena para que ela seja vista como integrante de toda nação, e não algo referente apenas aos próprios indígenas.